Laboratório

O Laboratório de Controle Ambiental (LACAM) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 1992 com o objetivo de apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação, que estudam o controle ambiental dos espaços urbanos e arquitetônicos. Conta com equipe multidisciplinar que atua nas áreas do Conforto Térmico, Luminoso e Sonoro, da Eficiência Energética e dos Impactos Ambientais da Urbanização.

Está sediado no subsolo do ICC norte e ocupa área de 144,00m2 dividida em três ambientes: coordenação e pesquisa, ateliê e auditório. Conta com infra-estrutura de informática, com computadores e acessórios além de softwares para estudos e pesquisas sobre desempenho ambiental. Possui equipamentos de medição das variáveis ambientais, sendo a maioria deles com interface computacional para a aquisição, análise e avaliação dos dados obtidos.

Desde dezembro de 2003, o LACAM tem sido beneficiado pelo PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica criado pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio e gerido pela Eletrobrás. O PROCEL EDIFICA atua no combate ao desperdício de energia em edificações, sendo uma de suas ações o investimento para capacitação e complementação de Laboratórios de Conforto Ambiental nas diversas universidades brasileiras. Entre esses está o LACAM da Universidade de Brasília onde a Eletrobrás investiu R$136.200,00 para aquisição de equipamentos e bolsas de pesquisas para alunos da graduação e pós-graduação.

 

Rede de Laboratórios

O LACAM integra atualmente a Rede de Eficiência Energética em Edificações (R3E) e em colaboração com os demais 14 laboratórios brasileiros, está iniciando o processo de Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações em nível nacional, com vistas a atender ao maior número possível de regiões brasileiras.

laboratorio-mapa