Atividades

Etiquetagem Comercial e Residencial

A Etiquetagem de Edificações do Procel Edifica, a princípio de caráter voluntário, já se apresenta como um diferencial de mercado e importante certificação de eficiência energética e sustentabilidade. Avalia aspectos relacionados è envoltória, iluminação e condicionamento de ar em edifícios. É possível etiquetar edificações Comerciais, de Serviço e Públicas, assim como Residenciais unifamiliares e multifamiliares.

Consultoria e Desenvolvimento

Nossos profissionais são Doutores, Mestres e Especialistas, com projetos realizados em todas as regiões do país, orientados a gerarem soluções sustentáveis e sistêmicas comprometidas com os objetivos e valores dos clientes, buscando sempre oferecer soluções personalizadas, atualizadas com o mundo e adequadas às realidades de cada estado do país. Desta forma contribuímos com o desenvolvimento sustentável de todos os envolvidos.
O LACAM oferece consultoria para a etiquetagem de eficiência energética de edificações (Procel Edifica), acompanhando todo o processo de projeto, auxiliando o projetista/empreendedor/proprietário durante a tomada de decisões, avaliando as possibilidades para alcançar a melhor condição de eficiência possível. Também faz o acompanhamento e formatação de toda a documentação necessária para a emissão da etiqueta junto aos órgãos competentes.

Avaliação Ambiental

Realizamos estudos que envolvem diversos aspectos da qualidade ambiental no espaço construído através de avaliações por meio de simulações computacionais, medições in loco, cumprimento das normas e dos regulamentos técnicos. A avaliação abrange diversas temáticas, dentre elas:
- Conforto térmico ambiental na arquitetura e no urbanismo a partir dos princípios do bioclimatismo e da física do comportamento térmico dos materiais e componentes dos espaços construídos, com o objetivo do desempenho adequado às exigências humanas e à eficiência energética;
- Conforto luminoso e o uso da luz com os objetivos de conseguir a qualidade da ambiência luminosa e a eficiência energética nas soluções arquitetônicas, com ênfase no uso da luz natural;
- Eficiência energética e conforto luminoso no projeto luminotécnico, trabalhando também a integração de luz natural e luz artificial;
- Conforto acústico de ambientes em geral com o objetivo da adequação às diferentes finalidades e usos com a aplicação racional de materiais tradicionais e/ou de materiais alternativos. Ênfase na aplicação dos meios passivos da arquitetura e do urbanismo;
- Acústica positiva no projeto da arquitetura e do urbanismo a partir dos fundamentos da acústica arquitetônica e da percepção sensorial com o objetivo de promover a saúde, o conforto e o deleite do usuário em relação aos sons da arquitetura.; - Reabilitação ambiental térmica, luminosa e acústica da arquitetura visando à sua adequação a novas exigências normativas e funcionais, à racionalização de consumo energético e/ou a mudanças de usos.

Simulações Computacionais

O processo de simulação computacional utiliza softwares específicos que auxiliam o diagnóstico da qualidade de um ambiente, de um edifício ou de uma fração urbana. A simulação permite, por exemplo, a previsão do consumo energético de um edifício ou o nível de conforto térmico e/ou luminoso de um ambiente.
Desenvolvemos simulações de desempenho térmico, luminoso e sonoro de edificações; consumo energético, iluminação natural, ventilação natural, em espaços arquitetônicos e urbanos, utilizando softwares específicos como Design Builder, ENVI-met, Daysim, Radiance, Relux, Ecotect, entre outros.

Cursos

A equipe do Lacam oferece cursos de capacitação para o Regulamento Técnico de Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C / Portaria Inmetro 163/09) e está estruturando cursos para capacitação para o Regulamento Técnico de Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R / Portaria Inmetro 449 /10).

Palestras

A equipe do Lacam ministra palestras relacionadas aos temas de eficiência energética, conforto, sustentabilidade, arquitetura bioclimática, iluminação natural e artificial, uso racional de água, desempenho térmico e acústico.